De Fatih a Balat

De Fatih a Balat (Dia Culinário, Comida de Rua)

Descrição da excursão:  Caminhada. Durante esta excursão, você pode descobrir os bairros menos conhecidos e as especialidades culinárias de Istambul.

Nossa excursão começa na  Mesquita Suleymaniye  , localizada em um antigo bairro chamado Süleymaniye, construída por ordem do Grande Sultão Solimão, o Magnífico, entre os anos de 1550 e 1557. Seu arquiteto, Sinan, é considerado o maior arquiteto da história otomana. A beleza da obra e todos os detalhes deste grande complexo, que também serviu como Biblioteca, Caravançarai, refeitório para os pobres, etc., demonstram bem a genialidade do arquiteto e o esplendor deste período de Solimão, o Magnífico, e sua famosa esposa Roxelane…

De lá, seguiremos para o  distrito de Vefa  , conhecido pela famosa bebida fermentada Boza, feita de painço. Degustação de Boza e continuação para o distrito de Fatih, passando perto da  Mesquita do Príncipe,  outra obra do arquiteto Sinan. Passando pela Prefeitura, chegamos à Praça do Mercado das Mulheres, onde se encontram todos os produtos alimentícios das regiões orientais da Turquia: queijos, mel, carnes e frutas secas. Degustação de uma especialidade de cordeiro assado no forno subterrâneo.

Em seguida, seguindo os aquedutos de Valens, chegamos à  Mesquita de Fatih  (O Conquistador). Construída por Mehmet II, o Conquistador, esta mesquita é, sem dúvida, a mais popular entre a comunidade muçulmana turca e os refugiados sírios. Visitaremos o mausoléu de Mehmet II e, em seguida, entraremos no mercado de Malta, onde degustaremos diversas especialidades sírias e libanesas (kenafeh sírio, falafel, biscoitos pequenos, etc.), um bairro muito animado (às quartas-feiras, também acontece o popular mercado do bairro). Continuaremos passando pela mesquita de Yavuz Sultan Selim, com uma vista soberba do Chifre de ꓳr.

Descemos até o bairro de Balat, que ainda preserva o multiculturalismo judaico, ortodoxo e muçulmano. Passeamos pelos bairros, conhecendo os pequenos comerciantes, artesãos e cafés (doces, gazeuses, mexilhões recheados). Encerramos a visita com uma visita ao Patriarcado Ortodoxo de Istambul.