Grande Bazar e Bazar das Especiarias.
O Grande Bazar era o coração econômico de Istambul na era otomana. Com o modernismo e a enorme expansão de Istambul, perdeu um pouco de sua importância, mas ainda permanece como um centro de comércio e turismo na cidade antiga.
Construído parcialmente em madeira, inicialmente sob as ordens do Sultão Mehmet II, em 1455, no local de um antigo mercado. Foi ampliado e se tornou o maior mercado coberto do mundo no século XVI, na época de Solimão, o Magnífico. Ao longo dos séculos, foi queimado e danificado por terremotos, mas foi reformado todas as vezes, mais recentemente em 1954.
Atualmente, com toda a sua majestade, está localizado ao longo de 65 ruas internas, acessadas por 21 portões, e abriga 3.600 lojas. Está localizado bem no centro da cidade, entre as mesquitas Nuruosmaniye e Bayezid II.
Como todos os bazares, este é organizado por distritos, cada um agrupando um determinado tipo de artesanato: joias, tapetes, tecidos, mosaicos e prataria. No centro, há uma grande sala abobadada, o İç Bedesten, uma espécie de mercado de pulgas onde inúmeras coisas antigas são empilhadas: armas antigas, joias, ornamentos, pratos, prataria, moedas, etc. Depois, o Sandal Bedesten, onde se vendia um tecido especial misturado com algodão e seda, tecido em Bursa, a cidade verde. Este núcleo do Grande Bazar existe desde o século XV. A famosa rede Nusr’et abriu um restaurante muito agradável.
No filme “007 – Operação Skyfall”, James Bond participou de uma perseguição de moto pelos telhados do Grande Bazar. Hoje, parte do telhado está aberta aos turistas.
Nossa excursão consiste em passar um dia neste mundo excepcional para conhecer os artesãos que se encontram em vielas inacessíveis, as oficinas escondidas, os hans, os cafés e os restaurantes charmosos. Em seguida, continuamos pelos bairros comerciais de Mahmut Paşa até chegar ao Mercado de Especiarias, um mercado muito popular e o segundo maior mercado coberto de Istambul. Nas vielas, podemos passear com o aroma de todos os tipos de especiarias, como tomilho, açafrão, canela e outras, além de frutas secas. A excursão termina no mercado de especiarias.
Todas as operações turísticas são organizadas pela Densel Tours, uma agência de viagens afiliada à TÜRSAB.